Livros NPTI

Conheça o livro do NPTI, publicado em 2022.

capa npti 2022

Múltiplos olhares sobre a pesquisa com imagens  (baixe o livro completo aqui!)

Ana Rita Vidica

Lisbeth Oliveira

Lutiana Casaroli

Sálvio Juliano (org.)

 

Apresentação

É com grande alegria que apresentamos essa sequência de doze textos participantes desta publicação, o livro “Múltiplos olhares sobre a pesquisa com imagens”, volume 1, do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (UFG/Cnpq). Esta publicação é o primeiro volume desta coleção que terá continuidade nos anos seguintes, constituindo-se de uma série de artigos que pensam e discutem a produção acadêmica com imagens. Ela é resultado de uma chamada pública, que reúne textos de pesquisadores que dialogam com a imagem a partir de diferentes áreas: comunicação, artes, antropologia e geografia. Destes diversos pontos de vista surgem múltiplos olhares sobre as imagens, vistas pelas perspectivas conceituais, metodológicas, da relação entre imagem e imaginários e interações entre olhares que geram outras imagens.

Este conjunto de textos é dividido em três eixos temáticos: Metodologias e de pesquisa com imagens (conceitual, teórica, histórica, técnica e outras); Conexões entre imagens e imaginário e Olhares e interações múltiplas com imagens.

O primeiro eixo temático reúne cinco textos que apresentam diferentes metodologias e abordagens teóricas. Marina Muniz Mendes esboça teses e dissertações na área das artes, que investigam a morte, metamorfose e fotografia, propiciando a montagem de um estado da arte por meio de um método autoetnográfico. Trabalhando também em uma perspectiva teórica, Luiz Siqueira, mergulha no conceito da complexidade a partir do pensamento de Omar Calabrese e Jason Mittell para investigar a imagem contemporânea através da ficção seriada.

Mariana Capeletti Calaça traz o conceito de História a partir das mônadas escritas por Walter Benjamin e o relaciona com o seu ensaio fotográfico Sobre o Véu da Guerrilha, que possui como tema a Guerrilha do Araguaia. E, cruza com uma discussão metodológica da montagem e o cruzamento de imagens para montar o fotolivro deste ensaio. 

Através de múltiplos métodos como entrevistas, grupos focais, a investigação-ação, a observação participante e a etnografia, Rafael Franco Coelho usa da fotografia e do audiovisual para observação de campo do projeto Aldeia Digital, um projeto de educação midiática e inclusão digital com oficinas de formação e capacitação do povo Xavante para a produção dos próprios meios.

Lisbeth Oliveira volta seu olhar para um tema pouco estudado na Comunicação, o universo das Exposições. O objeto de análise foi a exposição "Schmatz, Mampf, Schlürf" (sobre a temática da Alimentação) para crianças visitantes do Museu Zoom em Viena, na Áustria. A pesquisa teve como foco as exposições hands-on, aquelas baseadas na experimentação e interatividade e utilizou a Triangulação de Métodos com a realização de questionários, observação e entrevista com especialistas.

O segundo eixo temático “Conexões entre imagem e imaginário” também traz reflexões conceituais e proposições metodológicas distintas, porém com um enfoque específico para o imaginário, através de três textos. Valéria Cristina Pereira da Silva usa a fenomenologia como método para revisitar a obra “Cidades invisíveis” de Ítalo Calvino e criar um mapa das cidades invisíveis a partir do próprio território do livro e também a elaboração de um segundo mapa que identifica essas cidades segundo suas características.

Lutiana Casaroli se vincula a outra perspectiva metodológica para pensar o imaginário. Ela discute a proposta metodológica de Gilbert Durand de classificação e análise de imagens. Esta autora se junta com Daniele de Lima, utilizando também a proposta de Durand para desvendar a simbologia movimentada no discurso publicitário.

Já o terceiro eixo temático “Olhares e interações múltiplas com imagens”, composto por quatro textos, traz a dimensão de experiências vividas, sejam em oficinas de fotografia, com o contato entre álbuns de família e bordado ou com a criação de imagens, por meio das duas narrativas visuais. 

No primeiro texto, Júlia Mariano Ferreira e Alice Fátima Martins partem de memórias e imagens que se conectam através da pesquisa narrativa envolvendo fotografias bordadas. Estas fotografias bordadas ganham outros pontos e linhas por meio da experiência de idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade com fotografias nas oficinas dadas por Júlia Mariano Ferreira e Déborah Rodrigues Borges que também trazem à tona pela mistura entre bordado e álbuns de família.

Saindo desse universo íntimo, Ana Rita Vidica vai às ruas de Paris e passa a se relacionar com essa cidade criando uma narrativa visual, um universo de 20 imagens, que fazem no vazio das relações e da experiência que se trava no ambiente urbano. Salvio Juliano Farias também apresenta imagens. Ele propõe uma série de ilustrações sobre solidão, amizade e amor para o conto Aqueles dois, de Caio Fernando Abreu.

Esses textos se aproximam e afastam, criando uma espécie de constelação de reflexões e modos de olhar e se relacionar com imagens, que se mostram sempre potentes a criar e pensar sobre o mundo que nos rodeia. Esses múltiplos olhares sobre a pesquisa com imagens são, portanto, um convite para que outros olhares leiam e adentrem estes textos e imagens e possam, criar outras narrativas e relações possíveis.