Projetos de Pesquisa

 

Título: Exposição: Uma ferramenta de comunicação a serviço da sustentabilidade

Segundo Barry Lord e Maria Piacente: "Our definition of what an exhibition is has changed, as exhibitions can now be virtual, non traditional migratory and pop-up spaces play host to temporary displays; and social media have created amazing opportunities for participatory engagement and shifted authority away from experts to the public" (Lord&Piacente, 2014 Introduction), portanto, as exposições mexem com o imaginário de seus espectadores e podem chegar a criar novas significações e compreensões do passado, presente e futuro. Os autores afirmam, ainda, que as exposições podem suscitar um novo interesse, ou aprofundar nosso conhecimento sobre nós mesmos ou do mundo em que vivemos. Desta forma, cabe ao presente projeto de pesquisa refletir e investigar a cerca das exibições e das possibilidades de transformações que elas acarretam nos sujeitos, numa perspectiva que as tira de um espaço convencional de exibição, ou seja, dos museus, e as leva a espaçoes públicos ou privados que tenham grande circulação de pessoas. E, principalmente, que em seu conteúdo trate imageticamente e interativamente uma questão emergente que envolve toda a humanidade - a má utilização dos recursos naturais do planeta.

Pesquisadora responsável: Lisbeth Oliveira

 

O GRUPODIDATISMO DE YOUTUBERS

Em época de espetáculo do eu, cabem narrativas coletivas?

Resumo: O atual projeto de pesquisa tem como tema narrativas audiovisuais compartilhadas digitalmente em streamings. Tecnicamente, streaming ou fluxo de mídia é a forma de transmissão e distribuição de dados multimídia pela internet, como as narrativas audiovisuais. A Netflix, Vimeo, Hulu, HBO Now, Amazon Prime, Afroflix, Twitch.tv, OnLive, Spotify são apenas alguns exemplos de serviços de streaming, sendo as duas últimas de jogos e a última de música. Visto a vastidão de streamings na rede 2.0, este projeto de pesquisa se interessa por narrativas audiovisuais compartilhadas digitalmente, buscando um recorte em duas modalidades principais: a) aquelas produzidas por grupos/coletivos de artistas/cineastas brasileiros cujo gênero dialoga com o documentário e as artes contemporâneas difundidas em streaming; b) aquelas de grupos de jovens não profissionais produtores de vídeos amadores, como exemplos os Youtubers.

 

Pesquisadora responsável: Lara Satler 

Orientandos de Iniciação Científica (2017-2018):

Ana Júlia Carrijo

Emilly de Almeida

Cristian Vargas